Estrias
As estrias são , na verdade, cicatrizes que surgem diante do estiramento da pele, em decorrência da destruição de fibras elásticas e colágenas. Por isso, são tão comuns no estirão da adolescência, em pessoas que passaram por alto ganho de peso, aquelas que praticam musculação e hipertrofiam, e em gestantes. Elas começam como uma inflamação e, nesse estágio, são vermelhas ou arroxeadas. Após cicatrizarem, as estrias se transformam em linhas brancas.
CAUSAS DE ESTRIAS
As causas ainda não estão bem esclarecidas, mas estudos sugerem que a predisposição genética é o principal fator relacionado.
COMO TRATAR ESTRIAS
As estrias arroxeadas são mais fáceis de tratar, pois o tecido não foi totalmente prejudicado. Já as brancas, mais antigas, não costumam ter uma resposta tão boa ao tratamento. Uma vez formadas, essas cicatrizes não desaparecem completamente, mas podem ser muito suavizadas com alguns procedimentos.
Os tratamentos mais eficazes são aqueles que estimulam a produção de colágeno local, como o IPCA (indução percutânea de colágeno com agulhas), MMP (microinfusão de medicamentos na pele), radiofrequência microagulhada e lasers fracionados.
Agende agora mesmo sua consulta com a Dra. Athana Cavalcante.
Médica Dermatologista formada pela Universidade Federal do Piauí. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Entrar em Contato