Tratamento de Melasma

Melasma

Melasma é extremamente comum, especialmente nas regiões mais quentes do Brasil, e é caracterizado pelo surgimento de manchas (marrons ou acinzentadas) no “buço”, testa e bochechas. Mulheres são mais afetadas, mas os homens também podem sofrer com a condição.

Atualmente, sabemos que não só os melanócitos estão afetados em uma pele com melasma; existem também alterações vasculares e de colágeno, o que explica a complexidade da doença.

CAUSAS DO MELASMA

Os principais fatores relacionados ao aparecimento do melasma são: predisposição genética ( principal), exposição solar sem proteção ( por isso, o melasma sempre surge em locais “fora da roupa” e do capacete), alterações hormonais, gestação , uso de anticoncepcionais e calor intenso de qualquer natureza

COMO TRATAR O MELASMA

Apesar de o melasma ser uma doença crônica, ainda sem cura, é possível estabilizar, clarear e impedir o surgimento de novas manchas . Embora vejamos propagandas e ofertas de tratamentos sensacionalistas, sabemos que ainda não é possível apagar definitivamente as manchas.

O tratamento começa com o uso correto de protetor solar ( com cor e FPS de pelo menos 50) e clareadores em casa. Em alguns casos, medicações por via oral também podem ser utilizadas. Tudo sempre com acompanhamento em consulta.

Procedimentos no consultório também podem ser feitos, como peelings, IPCA , sessões de laser e infusão de medicamentos nas manchas. A escolha desses tratamentos é individualizada.

Agende agora mesmo sua consulta com a Dra. Athana Cavalcante.

Dra. Athana de Oliveira Cavalcante Castro

CRM/PI: 5707 | RQE: 3493

Médica Dermatologista formada pela Universidade Federal do Piauí. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

MINHAS REDES