Flacidez Facial e Corporal
Flacidez da pele um sinal comum e esperado do envelhecimento. Na face, este processo está associado especialmente à perda de colágeno e elastina da pele, reabsorção óssea, e alterações dos compartimentos de gordura e muscular . Os pacientes chegam ao meu consultório com as seguintes queixas, dentre outras: “rosto derretido“, “bigode chinês”, “ “pele sem firmeza”, “pálpebras caídas”, “cantos da boca “caídos”.
No corpo, é importante ser diferenciada de flacidez muscular, que decorre do enfraquecimento das fibras musculares (também comum no envelhecimento). Os pacientes chegam ao meu consultório queixando-se de : “linhas do colo”, “mãos envelhecidas”, “umbigo triste”, “barriga flácida”, “bumbum caído” etc.
CAUSAS DE FLACIDEZ
Além dos fatores cronológicos, a flacidez facial e corporal pode ser mais intensa quando há forte predisposição genética, e na vigência de certos hábitos, como a exposição solar desprotegida, sedentarismo, má alimentação, álcool, poluição e tabagismo.
COMO TRATAR FLACIDEZ
Para tratar flacidez, além de adotar uma rotina saudável, com uma alimentação equilibrada, controle de peso e prática de exercícios físicos, dispomos de diversos procedimentos estéticos que estimulam de maneira intensa a produção de colágeno. A Dermatologia tem avançado muito nesses tratamentos e em tecnologias para essa função. Dentre eles:
• Ultrassom microfocado: os transdutores do ultrassom trabalham em várias camadas da pele e no músculo, promovendo um estímulo para a formação de novo colágeno e uma ancoragem muscular. Pode ser feito nas pálpebras, malar, terço inferior do rosto, papada e pescoço;
• Bioestimuladores de colágeno injetáveis (como ácido polilático – Sculptra-e hidroxiapatita de cálcio- Radiesse): são substâncias injetáveis que estimulam de forma intensa, natural e progressiva a síntese de novo colágeno. Podem ser feitos na face, pescoço, colo, mãos, barriga, braços,coxas e nádegas;
• Fios PDO- funcionam também como estímulo à produção de novo colágeno. Gosto muito para uso nas pálpebras , na face como um todo, papada e pescoço;
• Skinbooster- ótima opção para tratar linhas mais superficiais laterais àárea dos olhos, “código e barra” ao redor dos lábios e “colares” no pescoço.
• Lasers, Peelings e radiofrequência com multiagulhas.
A escolha dos procedimentos e protocolo de tratamento é individualizada.
Agende agora mesmo sua consulta com a Dra. Athana Cavalcante.
Médica Dermatologista formada pela Universidade Federal do Piauí. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Entrar em Contato