Câncer de Pele
O câncer de pele é o tipo mais comum dentre todos os cânceres e se divide basicamente em dois grupos :não-melanoma e melanoma. É bem comum o diagnóstico “ocasional”, numa consulta em que o paciente comparece por outras queixas.
CAUSAS DO CÂNCER DE PELE
Os fatores mais frequentemente relacionados ao câncer de pele é a exposição solar crônica ao longo da vida (ou exposição solar intensa e desprotegida,levando a queimaduras) e PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA .
COMO TRATAR O CÂNCER DE PELE
A maioria dos cânceres de pele é curada apenas com cirurgia de retirada da lesão, com margens de segurança, especialmente quando diagnosticada cedo. O tipo de câncer melanoma, porém, tem maior risco de metástase (a depender do subtipo) e pode ser agressivo; daí, a importância do diagnóstico precoce diante de qualquer lesão nova, ou antiga que mudou o padrão (mudou de cor, cresceu ou começou a sangrar).
Vale lembrar que a prevenção do câncer de pele se baseia em um conjunto de cuidados, como usar o protetor solar diariamente e avaliar anualmente com um Dermatologista todas as manchas e pintas.
Agende agora mesmo sua consulta com a Dra. Athana Cavalcante.
Médica Dermatologista formada pela Universidade Federal do Piauí. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Entrar em Contato